O Seminário Maior de Coimbra promove um ciclo de curtas metragens comentadas por um convidado. Esta iniciativa procura ser mais um contributo na construção desta ‘cidade’ que somos e habitamos. Não queremos ser apenas mais um olhar entre outros, mas um olhar específico – o olhar cristão. Por um lado, queremos projetar esse mesmo olhar para fora de portas possibilitando que mais pessoas possam aceder ao que de melhor a Igreja produz em pensamento e cultura; por outro, queremos trazer para dentro novas provocações e novas inquietações que nos façam repensar sentidos e horizontes. Uma espécie de ‘átrio dos gentios’ sonhado pelo Papa Bento XVI e tantas vezes concretizado no magistério do Papa Francisco.
O tema ‘periferia’ surge-nos como enquadramento para toda a nossa programação. Tem sido o Papa Francisco a recolocar no centro as periferias: geográficas, sociais e existenciais. Um tema que ganha hoje novos contornos.
A palavra ‘periferia’ é um substantivo feminino que tem uma ideia de afastamento do centro, sem perder a ideia de proximidade, de ‘vizinho’ e ‘à volta de’. No entanto, hoje nós podemos descobrir periferias no centro. Neste ciclo de curtas-metragens queremos ir ao encontro de algumas periferias, queremos pensar as periferias que habitam a cidade, a comunidade, a cultura, o corpo, o território e a nossa realidade interior.
-
4f’s (2 do mês) – 21:21 [até às 23:00] – Salão de São Tomás
Esquema geral – 45’ (máximo) de filme e 45’ de diálogo (mínimo)
Sessões:
13 de março
Biodiversidade, clima e reflorestação com Pedro Bingre
(Prof. na ESAC, ‘especialista’ em política de solos e ambiente)
O filme O homem que plantava árvores (1988) de Frédéric Back [30’].
OSCAR® 1988 – Melhor filme curto de animação ANNECY 1987 (Festival Internacional do Cinema de Animação) – Grande Prêmio e Prémio do Público, Annecy, França, 1987. Festival Internacional de Animação de Hiroshima 1987 – Grande Prêmio Festival Internacional de Ottawa 1988.
-
10 de abril
Corpo, sofrimento e esperança com Carlos Braz Saraiva
(Médico psiquiatra, Professor Universitário, especialista na temática do suicídio)
Filme Roda no Ar (2017) de Henrique Manuel Pereira [31’]
A sessão conta com a presença do realizador que apresentará o filme
-
08 de maio
Liberdade e prisões que nos habitam com Laborinho Lúcio
(Jurista, Prof Universitário, Escritor e ex-Ministro da Justiça)
Filme Arena (2009) de João Salaviza [15’]
Ganhou a Pala de Ouro em 2009 no Festival de Cannes, categoria de Curtas-metragens
-
12 de junho
Álvaro Domingues
Filme A Rua da Estrada (2012) De Graça Castanheira [26’]
-
10 de julho
Pedro Mexia
Filme La Ricotta (1962) De Pier Paolo Pasolini

